O surgimento dos Departamentos na Escola Politécnica:

A criação dos departamentos na Escola Politécnica ocorreu com a instalação, na Universidade Federal da Bahia, da Reforma Universitária de 1968. A UFBA, que foi a primeira universidade brasileira a implantar a Reforma, colocou os seus departamentos em funcionamento já no início do ano de 1969. Antes disso havia as Cátedras Vitalícias, responsáveis pelas diversas áreas de conhecimento, tendo um Professor Catedrático respondendo pelas atividades de cada uma delas. Esses professores compunham a Congregação, órgão deliberativo máximo das Unidades Acadêmicas Universitárias (Faculdades, Escolas e Institutos).

A ata da sexcentésima quinquagésima primeira sessão da Congregação da Escola Politécnica, realizada no dia 03 de janeiro de 1969 é a primeira a fazer referência à departamentalização da Escola, nos seguintes termos: “Antes de passar à Ordem do Dia, o Sr. Presidente apresentou à Congregação a nova departamentalização da Escola, efetuada para atender à Reforma Universitária.” O Conselho Departamental seria o novo órgão introduzido com a Reforma, no qual tinham assento os Chefes de Departamento, em conflito certamente com a Congregação, que continuaria ainda a ser o lugar dos Professores Titulares, novo nome dos antigos Professores Catedráticos que, mesmo após a Reforma, ainda conservaram grande parte de seu poder na Universidade.

Assim, a partir de 1969, passam a existir na Escola Politécnica, com autonomia conferida por Lei, para gerir todos os assuntos de natureza acadêmica, a saber, o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, em sua área de competência, os seguintes departamentos: Construção e Estruturas, Ciência e Tecnologia dos Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Transportes e Hidráulica e Saneamento.

O DEM - Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal da Bahia, funciona no 5º andar da Escola Politécnica desde sua criação em 1969.