![]() |
O curso de Engenharia Mecânica da UFBA foi criado em 1968 através do Decreto no 76376 de 31/10/1995, e reconhecido através da Resolução nº 48 de 27/04/1976. O curso com 31 anos de existência, já formou até o primeiro semestre de 2000 mais de 1100 engenheiros mecânicos.
O curso de graduação em Engenharia Mecânica da UFBA foi criado com a finalidade de formar profissionais capacitados para atuar nas mais diferentes áreas da indústria, ou seja, profissionais capazes de projetar, otimizar, especificar, instalar e manter equipamentos e máquinas com ênfase na indústria de petróleo e petroquímica. Em paralelo, este profissional também estaria provido de outras habilidades, como as da administração, das relações humanas, econômicas, além das referentes à segurança do trabalho e do meio ambiente.
No final da década de 70 foi instalado na Bahia o Pólo Petroquímico de Camaçari, tendo a UFBA oferecido de 1976 a 1990, em convênio com a Petrobrás/Petroquisa, um curso de complementação da graduação em engenharia mecânica, denominado Curso de Engenharia de Manutenção Mecânica (CEMANT), envolvendo alunos das regiões Norte/Nordeste do País.
Hoje, o Pólo Petroquímico de Camaçari, situado a 40 km de Salvador, pode ser considerado o maior mercado de trabalho dos engenheiros mecânicos formados pela UFBA.
As principais atividades desenvolvidas por um profissional de Engenharia Mecânica incluem projeto e especificação, fabricação, montagem industrial, manutenção de instalações, gerência e planejamento, pesquisa e desenvolvimento. De um modo geral, engenheiros mecânicos trabalham nas seguintes áreas: